Aumentos nas taxas de passageiros: este é o quão caro será o aeroporto da Tailândia em 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Tailândia aumentará as taxas de passageiros em seis aeroportos a partir de 2026 para melhorar o serviço e a capacidade.

Thailand erhöht ab 2026 die Passagiergebühr an sechs Flughäfen, um den Service und die Kapazität zu verbessern.
A Tailândia aumentará as taxas de passageiros em seis aeroportos a partir de 2026 para melhorar o serviço e a capacidade.

Aumentos nas taxas de passageiros: este é o quão caro será o aeroporto da Tailândia em 2026!

Um novo martelo tarifário para os passageiros: a partir do início de 2026, os viajantes dos seis principais aeroportos da Tailândia terão de cavar mais fundo nos seus bolsos. O vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes, Phiphat Ratchakitprakarn, anunciou que a Autoridade de Aviação Civil da Tailândia (CAAT) aumentará a Taxa de Serviço de Passageiros (PSC) para partidas internacionais dos atuais 730 baht para robustos 1.120 baht por pessoa. Este aumento entrará em vigor cerca de quatro meses após a aprovação, o que significa que os passageiros que deixarem a Tailândia a partir do início de 2026 terão de pagar 390 baht a mais no futuro.

Os Aeroportos da Tailândia Plc (AOT) estimam que esta medida poderia gerar cerca de 10 mil milhões de baht em receitas adicionais anualmente, com uma expectativa de 35 milhões de passageiros. Parte destas receitas será investida na melhoria dos serviços aeroportuários, nomeadamente através da construção de um novo terminal de passageiros no sul do Aeroporto de Suvarnabhumi. Assim, ainda mais viajantes aéreos poderão em breve desfrutar de maior conforto aqui.

Seis aeroportos em foco

As novas taxas afetam os seis maiores aeroportos sob gestão da AOT: Suvarnabhumi (BKK), Don Mueang (DMK), Chiang Mai (CNX), Mae Fah Luang em Chiang Rai (CEI), Phuket (HKT) e Hat Yai (HDY). Juntos, estes aeroportos movimentaram mais de 125 milhões de passageiros em 2025, número que aumentou 5,61 por cento em relação ao ano anterior, enquanto o número de movimentos de voos, quase 790 mil, também aumentou 7,56 por cento.

A receita total da AOT aumentou para 68,59 bilhões de baht no ano fiscal de 2025, um pequeno aumento de 1,12 por cento. O principal fator subjacente a estes números são as taxas de passageiros mais elevadas e o aumento do número de passageiros – um sinal positivo para a indústria das viagens, que está a recuperar gradualmente após a pandemia de Covid-19.

Modernização e melhorias de serviço

As receitas do PSC não servem apenas para encher os cofres dos aeroportos, mas também fluem para o desenvolvimento dos aeroportos. Por exemplo, foi introduzido o Sistema de Processamento de Passageiros de Uso Comum (CUPPS), que melhora o serviço nos balcões de check-in e reduz os tempos de espera. Os passageiros agora têm a opção de fazer o check-in e carregar a própria bagagem até doze horas antes da partida, tornando todo o processo mais eficiente.

Com estas medidas, a AOT mostra que tem uma boa mão para o futuro da aviação na Tailândia. Apesar das incertezas económicas globais, a aviação continua a ser um sector valioso para a economia tailandesa e os investimentos em tecnologia moderna e conveniência poderão, em última análise, revelar-se uma fonte de dinheiro.

Para mais informações sobre este tema, consulte o site Nação da Tailândia, Tailândia PRD e O farang.