BioMart Hua Hin 2025: Turismo sustentável comemora sua estreia!
Abertura do BioMart Hua Hin 2025 para promover produtos sustentáveis e turismo de 1 a 5 de outubro em Prachuap Khiri Khan.

BioMart Hua Hin 2025: Turismo sustentável comemora sua estreia!
No dia 4 de outubro de 2025, foi lançado um evento muito especial em Hua Hin: o projeto “BioMart Hua Hin 2025”. No popular Market Village, este empreendimento inovador foi inaugurado oficialmente com uma cerimónia em que o Governador da província de Prachuap Khiri Khan, Sr. Sitthichai Sawatsan, desempenhou o papel central. Os convidados também incluíram o Dr. Thanit Changthaworn do Bureau de Política e Planejamento Ambiental e de Recursos Naturais (BEDO) e Nif Collier-Smith do PNUD Tailândia e vários representantes do governo local e empresários. O evento durou cinco dias e teve como objetivo destacar os produtos orgânicos e o turismo sustentável, apoiado pelo Global Environment Facility (GEF) Relatórios diários de notícias.
A inauguração foi um começo impressionante e destacou a importância da biodiversidade na província de Prachuap Khiri Khan. Esta região é rica em áreas costeiras e parques nacionais, incluindo o Parque Nacional Kui Buri, conhecido pela sua vida selvagem, e o Parque Nacional Khao Sam Roi Yot, que oferece uma interação única de ecossistemas terrestres e marinhos. O Governador Sawatsan destacou a importância de o crescimento económico e a protecção ambiental andarem de mãos dadas. “A região pode servir de modelo de compatibilidade entre turismo sustentável e conservação da natureza”, explicou. Huahin Sarn acrescenta.
Diversidade e sustentabilidade em foco
Como parte do BioMart, os visitantes foram presenteados com um mercado com mais de 40 vendedores que oferecem alimentos locais, artesanato e produtos de saúde. Workshops, exposições e campanhas de vendas também fizeram do evento uma verdadeira experiência. O Dr. Thanit enfatizou: “É crucial encontrar um equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais e a sua conservação”. Haverá também uma ênfase em modelos de turismo sustentáveis para garantir uma fonte de rendimento a longo prazo para as comunidades locais. O Daily News continua reportando.
A biodiversidade na Tailândia é impressionante, com mais de 15.000 espécies de plantas representando cerca de 8% das espécies mundiais. No entanto, esta variedade está ameaçada pela caça ilegal, perda de habitat e poluição ambiental. As medidas de conservação da natureza desempenham, portanto, um papel central na proteção do ecossistema diversificado. O projeto BioMart também quer dar um contributo aqui e mostrar como a conservação da natureza e o poder económico podem trabalhar juntos. Destaques de Vozes Construtivas.
Um modelo para o futuro
A crença de que as práticas sustentáveis são simultaneamente económicas e ambientais está presente em toda a iniciativa. “Acreditamos que com projetos como o BioMart podemos provocar mudanças positivas que beneficiam não apenas a natureza, mas também as pessoas”, afirma Nif Collier-Smith. Ao gerir o turismo de forma responsável, não só os visitantes beneficiam, mas também os habitantes locais, que podem viver de fontes de rendimento estáveis e em harmonia com o seu entorno.
Os organizadores esperam que o BioMart Hua Hin 2025 sirva como um modelo exemplar para outras províncias e regiões turísticas, a fim de aliviar a pressão sobre os recursos naturais e, ao mesmo tempo, promover a prosperidade comunitária. Uma abordagem virada para o futuro que mostra que não é necessário escolher entre a economia e o ambiente – ambos podem andar de mãos dadas.