Raid em Hua Hin: Leite roubado e produtos vencidos descobertos!
CIB descobre produção ilegal de alimentos em Hua Hin: leite vencido reetiquetado, mais de 13.000 itens confiscados.

Raid em Hua Hin: Leite roubado e produtos vencidos descobertos!
O Departamento Central de Investigação (CIB) e a Divisão de Polícia de Proteção ao Consumidor (CPPB) detonaram uma instalação ilegal de produção de alimentos em Hua Hin. Como O Thaiger relatado, esta ação espontânea representa uma luta intensificada contra práticas alimentares ilegais. A operação ocorreu em 24 de dezembro de 2025 e resultou na apreensão de mais de 13.000 itens, incluindo leite UHT vencido e renomeado, cafés instantâneos não regulamentados e outros produtos alimentícios.
As reclamações dos consumidores sobre a aparência estranha e o cheiro desagradável do leite UHT comprado online chamaram a atenção. A polícia e os investigadores confirmaram que os produtos controlados já tinham expirado em 30 de maio de 2025. Os perpetradores falsificaram as datas de validade para enganar os seus clientes e lucraram comprando leite vencido por apenas 1 baht por caixa e vendendo-o com novo rótulo por 10 baht.
Os investigadores também encontraram máquinas para manipulação de dados e dispositivos para medir a doçura nas instalações de produção. No total, o valor dos bens apreendidos ronda os 1,5 milhões de baht. O operador da instalação ilegal confessou que a sua operação estava ativa há dois anos, montando combinações técnicas ilícitas para comercializar produtos.
Segurança alimentar na Tailândia – Um tema explosivo
Num contexto que vai muito além de Hua Hin, o problema internacional dos alimentos falsificados também deve ser levado em conta. Um enorme escândalo envolvendo leite em pó falsificado foi recentemente descoberto no Vietnã Ingredientes Nutra relatado. Uma rede de sucesso que produziu mais de 573 marcas falsificadas diferentes prejudicou a saúde de grupos vulneráveis, como mulheres grávidas e diabéticos.
Este incidente resultou mesmo na ordem do Primeiro-Ministro vietnamita de uma revisão dos regulamentos de segurança alimentar para evitar incidentes semelhantes. Regulamentações claras e controles mais rígidos são o foco.
Regulamentos e desafios
A segurança alimentar também é regulamentada por leis rigorosas na Tailândia. A Lei Alimentar B.E. 2.522 (1979) constitui a espinha dorsal dessas disposições, conforme detalhado Segunda-feira é explicado. As principais tarefas da lei são controlar a qualidade dos alimentos e proteger os consumidores.
Os produtores de alimentos são obrigados a solicitar licenças apropriadas da Food and Drug Administration (FDA) antes de poderem iniciar as operações. O que é particularmente explosivo é o facto de existirem inúmeras empresas que operam ilegalmente e que ignoram tais requisitos e ainda colocam no mercado produtos que podem ser potencialmente prejudiciais para a saúde.
As autoridades disseram que continuarão a processar agressivamente locais de produção não autorizados, como o de Hua Hin. A protecção dos consumidores e a segurança alimentar estão no topo da agenda, a fim de reforçar a confiança dos consumidores na qualidade e segurança dos alimentos.