O governo da Tailândia interrompe links arriscados em SMS e e-mails!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Tailândia está a introduzir medidas anti-crime cibernético para aumentar a segurança online e proteger os cidadãos.

Thailand führt Maßnahmen zur Bekämpfung von Cyberkriminalität ein, um die Sicherheit im Internet zu erhöhen und Bürger zu schützen.
A Tailândia está a introduzir medidas anti-crime cibernético para aumentar a segurança online e proteger os cidadãos.

O governo da Tailândia interrompe links arriscados em SMS e e-mails!

Num movimento decisivo para combater a crescente ameaça do crime cibernético, o governo tailandês revelou uma série de novas medidas. Em particular, como relata a Nation Thailand, entrará em vigor uma proibição que proíbe autoridades governamentais e instituições regulamentadas de enviar SMS ou e-mails com links incorporados. Esta decisão foi anunciada por Chaichanok Chidchob, Ministro da Economia e Sociedade Digital, e visa colmatar uma enorme falha de segurança que tem sido explorada descaradamente por fraudadores.

O público é instado a considerar todas as mensagens com links que supostamente vêm de agências governamentais como potencialmente fraudulentas. O procedimento prescrito é claro: mostrar essas mensagens à polícia ou à autoridade competente. O objetivo é aumentar a conscientização pública de que o estado não envia links na comunicação digital.

Compartilhando a responsabilidade por fraudes online

Esta medida não só é nova, como também foi aprovado pelo gabinete um projecto alterado para combater o crime tecnológico. De acordo com o Thai Times, isto introduz responsabilidade partilhada entre bancos, fornecedores de telecomunicações e redes sociais no pagamento de indemnizações às vítimas de fraude. O Ministro Prasert Chantararuangthong destacou a urgência dessas mudanças para enfrentar o aumento alarmante de fraudes online e operações de call center, que estão causando danos de 60 a 70 milhões de baht todos os dias.

O projeto de lei também inclui sanções mais duras para plataformas que não cumpram os novos regulamentos e um sistema melhorado de monitorização de atividades suspeitas. Entre Outubro de 2025 e Novembro de 2024, foram registados mais de 402.000 casos de crimes online, causando danos económicos superiores a 42 mil milhões de baht. Isto mostra que há necessidade de acção e que o governo está no bom caminho para enfrentar estes desafios.

A realidade digital e as preocupações com a segurança

A questão da segurança online é de suma importância, uma vez que os tailandeses passam mais de oito horas online todos os dias. Como observa Statista, a Tailândia é cada vez mais alvo de ataques de phishing que enviam links falsos via SMS, e-mail ou sites fraudulentos. As preocupações sobre a fiabilidade do conteúdo online são generalizadas; Mais de 60% dos utilizadores da Internet expressam cepticismo quanto à segurança das informações fornecidas online.

Em última análise, o governo tailandês lançou várias iniciativas, incluindo a Lei Nacional de Cibersegurança, para garantir a segurança digital. Embora a lei conceda ao governo poderes de vigilância alargados, muitos cidadãos preocupam-se com possíveis violações de privacidade. Dada esta realidade, é essencial que tanto as empresas como os utilizadores particulares se preocupem ativamente com a sua segurança e tomem decisões informadas.

Com estas medidas, a Tailândia está no caminho certo para proporcionar aos cidadãos uma experiência online segura e mostra que o encontro entre cautela e inovação é essencial mesmo no mundo digital.