Bangkok Bank: Lucros recordes apesar dos desafios económicos!
O Bangkok Bank reporta crescimento dos lucros no terceiro trimestre de 2025, apesar dos desafios económicos e do aumento das perdas com empréstimos.

Bangkok Bank: Lucros recordes apesar dos desafios económicos!
O Bangkok Bank publicou recentemente os seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025 e pintou um quadro encorajador. Como Internacional de Kaohoon relatado, o lucro líquido aumentou para 13,79 bilhões de baht, um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. O lucro por ação também aumentou para 7,22 baht, um aumento significativo em relação aos 6,54 baht no mesmo período do ano passado.
Mas o que está por trás desses números? A principal razão para o aumento do lucro são os ganhos com instrumentos financeiros e investimentos, embora a margem financeira tenha diminuído em relação ao trimestre anterior e ao ano anterior. Nos primeiros nove meses de 2025, o banco reportou um lucro líquido total de 38,25 mil milhões de baht, um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, os bancos não ficaram indiferentes à vida macroeconómica quotidiana, particularmente aos desafios associados à actual situação política e económica.
Desafios no mercado
No primeiro trimestre de 2025, o banco já reportou lucro líquido de 12,62 bilhões de baht, um aumento de 19,9% em relação ao ano anterior. Alto Tempos tailandeses No entanto, esta evolução positiva foi afectada pelo abrandamento da economia tailandesa, que teve um impacto negativo no investimento privado. Além disso, as incertezas no comércio mundial e o declínio do turismo chinês pesaram sobre os resultados no sector dos serviços.
No entanto, o banco também enfrenta desafios, uma vez que os empréstimos na Tailândia enfrentam um declínio. No segundo trimestre de 2025, o setor bancário global registou uma diminuição de 0,9% nos empréstimos, enquanto o número de empréstimos não produtivos (NPL) aumentou ligeiramente. Correio de Bangkok relata que os empréstimos às pequenas e médias empresas (PME) e os empréstimos ao consumo, em particular, caíram acentuadamente, pesando ainda mais na qualidade dos ativos neste setor.
Empréstimos flutuantes
A procura de empréstimos continua fraca e os bancos implementaram práticas rigorosas de concessão de empréstimos. Esta evolução está a conduzir a uma estagnação do crescimento do crédito e espera-se que a contração do crédito continue no próximo trimestre. Um aumento significativo do rácio de NPL para 2,91% é outra bandeira vermelha, especialmente para os empréstimos às PME, que subiram para 7,62%.
Em resumo, apesar das sólidas métricas financeiras, o Bangkok Bank tem de lidar com um ambiente de mercado complexo. Os desafios colocados pelas incertezas geopolíticas e pela fraca procura de crédito são companheiros constantes na actual realidade económica da Tailândia. Resta saber como estes factores irão impactar o desempenho futuro do banco.