Primeiro vôo do Uzbequistão: Phuket comemora novo boom turístico!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Banguecoque beneficia de novas ligações aéreas que impulsionam o turismo do Uzbequistão e fortalecem a atratividade da Tailândia.

Bangkok profitiert von neuen Flugverbindungen, die den Tourismus aus Usbekistan fördern und Thailands Attraktivität stärken.
Banguecoque beneficia de novas ligações aéreas que impulsionam o turismo do Uzbequistão e fortalecem a atratividade da Tailândia.

Primeiro vôo do Uzbequistão: Phuket comemora novo boom turístico!

Um novo capítulo no turismo tailandês foi inaugurado em 31 de outubro de 2025, quando o voo inaugural da Centrum Air do Uzbequistão finalmente pousou na rota C6529 de Tashkent para Phuket. A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) viu este evento como o sinal de partida para uma estratégia aérea promissora que visa fortalecer as ligações aos países da Ásia Central. Com uma impressionante taxa de ocupação de 95 por cento, com um total de 186 lugares disponíveis, era aparentemente uma ligação muito popular. O avião pousou no Aeroporto Internacional de Phuket às 14h10, onde uma recepção festiva aguardava os passageiros.

Entre os presentes na cerimônia de boas-vindas estavam Santi Sawangcharoen, Diretor Regional da TAT para as Américas, Oriente Médio e África, bem como Kanchana Sing-udom da TAT em Moscou e Siriwan Seeharach da TAT em Phuket. A celebração, que também atraiu importantes influenciadores uzbeques, tem como objetivo mostrar as diversas atrações turísticas da região. Esses influenciadores estarão no local até 7 de novembro, vivenciando em primeira mão a beleza da Tailândia para inspirar outros viajantes do Uzbequistão e da Ásia Central.

Crescimento das viagens aéreas na Tailândia

Ao longo dos anos, a Tailândia tornou-se um importante centro de aviação na Ásia. Digno de nota é o aumento das companhias aéreas de baixo custo, que tornou o mercado de voos domésticos muito mais acessível. Entre 2020 e 2021, a indústria foi duramente atingida pela pandemia COVID-19. Mas quando o governo tailandês suspendeu as restrições às viagens em 2022, a indústria da aviação recuperou rapidamente. Já em 2025, prevê-se que a indústria da aviação de passageiros regresse aos níveis anteriores à pandemia, o que é um bom presságio para o sector do turismo, à medida que se prepara para o regresso dos visitantes internacionais.

O regresso dos turistas chineses, em particular, é visto como crucial para a recuperação do sector dos passageiros aéreos. Antes do confinamento em 2020, representavam o maior grupo de visitantes internacionais. Para garantir que a Tailândia se torne mais importante como centro turístico regional, as autoridades estão a investir em novos aeroportos e a expandir os centros existentes, como Don Muang e Suvarnabhumi. Estes esforços fazem parte de uma estratégia de longo prazo para servir o interesse crescente nas viagens aéreas no Sudeste Asiático.

Destinos turísticos populares e o futuro do turismo

A Tailândia é mais do que apenas um destino de viagem; é um ímã para turistas de todo o mundo. Com cidades como Bangkok, classificada em 17º lugar entre os destinos mais populares do mundo em 2024, e outros hotspots como Phuket, Chiang Mai e Krabi, o país atrai milhões de visitantes todos os meses. Houve muitos destaques no passado. O turismo de massa começou na década de 1970, quando os soldados norte-americanos passaram férias neste país paradisíaco durante os seus destacamentos.

No entanto, o boom contínuo também traz consigo desafios. A Tailândia está a debater-se com graves problemas ambientais causados ​​pelo turismo de massa, e a pandemia da COVID-19 deu à natureza o espaço de que necessitava para recuperar.

No geral, a Tailândia pretende estabelecer-se como um centro de aviação na região para promover ainda mais a indústria da aviação e o sector do turismo. Tendo em conta os desenvolvimentos positivos em torno do primeiro voo da Centrum Air, foi dado o primeiro passo na direção certa.