Luto nacional na Tailândia: morre a Rainha Mãe Sirikit

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bangkok está de luto pela Rainha Mãe Sirikit. Eventos públicos ajustados, locais reais fechados temporariamente.

Bangkok trauert um Königinmutter Sirikit. Öffentliche Veranstaltungen angepasst, königliche Stätten zeitweise geschlossen.
Bangkok está de luto pela Rainha Mãe Sirikit. Eventos públicos ajustados, locais reais fechados temporariamente.

Luto nacional na Tailândia: morre a Rainha Mãe Sirikit

A notícia da morte da Rainha Sirikit, venerada Rainha Mãe da Tailândia, em 24 de outubro de 2025, causou grande tristeza no país. Ela deixou este mundo aos 93 anos, hospitalizada desde 17 de outubro por envenenamento do sangue. Apesar de todos os esforços médicos, o seu estado piorou e a sua morte foi finalmente anunciada em Banguecoque na noite de sexta-feira. Seu legado é valorizado na Tailândia, pois ela foi um símbolo de graça e elegância por muitos anos. O governo tailandês honra agora este facto com um período de luto nacional.

A partir de 25 de outubro de 2025, a Rainha Sirikit será oficialmente lamentada na Tailândia. Este período de luto durará 90 dias e tem como objetivo dar a Thais a oportunidade de prestar respeito e celebrar o seu legado. O governo emitiu diretrizes claras sobre como os funcionários e o público devem vestir-se e comportar-se durante este período. Isto é particularmente importante para os turistas, que também devem aparecer vestidos adequadamente em respeito à Rainha.

Período de luto e eventos

O período de luto homenageia as conquistas da monarca, que era mãe do rei reinante Maha Vajiralongkorn e esposa do falecido rei Bhumibol Adulyadej. Os edifícios públicos hasteiam bandeiras a meio mastro desde 25 de outubro, e os funcionários do governo e funcionários públicos foram obrigados a usar trajes de luto durante um ano inteiro. Nas próximas semanas e meses, as pessoas serão incentivadas a usar cores pretas ou suaves. Mesmo que a vida quotidiana e o turismo continuem em grande parte, recomenda-se um comportamento respeitoso nos templos e complexos reais.

No entanto, alguns eventos culturais e públicos serão ajustados. Por exemplo, o Grande Palácio e Wat Phra Kaew em Bangkok estão fechados de 26 de outubro a 8 de novembro. O conhecido Festival Loi Krathong, que estava programado para acontecer em Sukhothai e Ayutthaya de 27 de outubro a 5 de novembro, também terá sua execução alterada. Em vez de grandes competições e fogos de artifício, acontecem cerimônias silenciosas de velas. O esplendor e a glória das celebrações tradicionais serão sensivelmente reduzidos este ano. O espetáculo de luzes Vijit Chao Phraya também foi adiado para 1º de dezembro.

A importância da rainha-mãe

A Rainha Sirikit, conhecida por seu estilo e elegância, era casada com o Rei Bhumibol desde abril de 1950 e tinha quatro filhos. Seu aniversário, 12 de agosto, era tradicionalmente comemorado como feriado nacional na Tailândia. Apesar de sua ausência dos olhos do público nos últimos anos, ela permaneceu um elemento central na cultura tailandesa. Nas décadas de 1950 e 1960, ela foi considerada um ícone do estilo e da graça da Ásia e apareceu em diversas revistas de moda internacionais.

Embora o período de luto seja um período de reflexão e respeito para muitas pessoas, a Autoridade de Turismo da Tailândia enfatiza que a Tailândia permanece aberta durante este período. As atrações turísticas, serviços de transporte, restaurantes e lojas permanecem abertas. Os autores do Touristik Aktuell relatam que as viagens internacionais não serão significativamente afetadas durante estes períodos, o que não diminui o desejo dos viajantes de visitar a Tailândia.

Os pensamentos sinceros e a tristeza do povo tailandês reflectem-se nos muitos ajustes que estão a ser feitos nestes dias para comemorar silenciosamente a Rainha Mãe e honrar permanentemente a sua influência significativa na Tailândia.

Corrente do turismo, Toupeira de viagem, ZDF hoje.