Regras rígidas sobre álcool na Tailândia: ameaça ao turismo!
Nova lei sobre álcool na Tailândia de 8 de novembro de 2025: Regulamentações rígidas para turistas colocam em risco o setor de turismo.

Regras rígidas sobre álcool na Tailândia: ameaça ao turismo!
A partir de 8 de novembro de 2025, uma lei rigorosa de controle do álcool entrará em vigor na Tailândia, afetando não apenas os moradores locais, mas também os turistas. Isto não facilita em nada a situação já turbulenta no sector do turismo. Tal como já noticiado pelo [Bild](https://www.bild.de/leben-wissen/reisen/thailand-strenge- Alcoholszeit-bedrohen-tourismus-6912f214559017d781cd5f3c), os novos regulamentos são claros: o consumo de álcool só é permitido entre as 11h00 e as 14h00. e entre as 17h e meia-noite. As violações podem ser punidas com pesadas multas de até 10.000 baht (cerca de 250 euros). Este novo regulamento afeta principalmente cafés e pequenos restaurantes que não possuem as licenças necessárias e, por isso, pretendem vender bebidas alcoólicas fora deste horário.
A indústria da restauração está alarmada. Mais de 70 por cento dos estabelecimentos esperam um declínio no negócio nocturno, enquanto os operadores de discotecas e restaurantes estão mesmo a planear apresentar uma petição ao Primeiro-Ministro para pressionar por uma revisão da lei. A lei, que o governo militar se prepara para introduzir em 2025, pretendia originalmente proibir os funcionários públicos de beberem durante os intervalos para almoço. Mas agora também está a ser atingido o colorido mundo da gastronomia, que depende fortemente das receitas provenientes da venda de bebidas alcoólicas, especialmente em pontos turísticos.
Impacto negativo no turismo?
A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) está tentando de tudo para minimizar ao máximo o impacto negativo no turismo. É claro que se aplicam exceções a bares, discotecas e hotéis licenciados, que também estão autorizados a servir bebidas alcoólicas fora dos horários especificados. No entanto, já existem alertas de países como a Grã-Bretanha, Austrália e Canadá aconselhando os seus cidadãos a estarem cientes das novas regras.
A polícia anunciou controlos reforçados e as violações repetidas não devem ser subestimadas, pois no pior dos casos podem resultar em penas de prisão curtas. Os espaços públicos também não são poupados: beber nas estações ou nos trens é totalmente proibido. Sem falar na regulamentação mais rígida da publicidade de bebidas alcoólicas, onde até mesmo uma postagem nas redes sociais com o logotipo de uma bebida alcoólica pode ser considerada ilegal.
Novas zonas de consumo para turistas?
Para melhorar a experiência do visitante respeitando os princípios religiosos, novas ideias também estão no horizonte. De acordo com a Tailândia Tip, está sendo considerada a criação de zonas especiais para consumo de álcool para turistas. A tónica deve ser colocada no apoio às atracções turísticas populares e no respeito pelos valores culturais.
Já eram esperados mais de 35 milhões de visitantes em 2025 e, com os ajustes apropriados, a experiência na Tailândia poderia tornar-se ainda mais atrativa para muitos. No entanto, resta saber como as novas regras afetarão os setores da restauração e do turismo a longo prazo. A discussão sobre o equilíbrio entre as directrizes de saúde e o desenvolvimento do turismo irá certamente continuar, especialmente nos cinco principais feriados budistas onde se aplicam regulamentações sem álcool.
Finalmente, espera-se que a nova legislação não diminua o entusiasmo pela hospitalidade tailandesa e pelo estilo de vida vibrante pelo qual o país é tão conhecido.