Esperança acima das lágrimas: Conselho da WCRC traz unidade cultural a Chiang Mai

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Briefing de imprensa da WCRC em Chiang Mai em 27 de outubro de 2025: Insights sobre o Conselho Geral e a diversidade cultural da igreja.

Pressebriefing der WCRC in Chiang Mai am 27. Oktober 2025: Einblicke in den Generalrat und die kulturelle Vielfalt der Kirche.
Briefing de imprensa da WCRC em Chiang Mai em 27 de outubro de 2025: Insights sobre o Conselho Geral e a diversidade cultural da igreja.

Esperança acima das lágrimas: Conselho da WCRC traz unidade cultural a Chiang Mai

O 27º Conselho Geral da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (WCRC), que se reuniu de 14 a 23 de outubro de 2025, aconteceu na semana passada na pitoresca cidade de Chiang Mai. As principais conclusões desta reunião global foram apresentadas numa conferência de imprensa em 27 de outubro. Os líderes da WCRC ficaram satisfeitos com o diálogo respeitoso e em oração demonstrado durante as deliberações. O foco estava na mensagem “Esperança sobre as lágrimas”, que representa os desafios e esperanças da comunidade global de igrejas reformadas. Relata a Igreja Presbiteriana (EUA).

O Rev. Dr. Setri Nyomi, Secretário-Geral cessante da WCRC, reconheceu a unidade e o sentimento de união que ficaram evidentes durante o Conselho. Expressou gratidão pela hospitalidade dos anfitriões, a Igreja de Cristo na Tailândia, e destacou a diversidade cultural e a influência social da igreja em Chiang Mai. Novo no cargo é o Rev. Philip Vinod Peacock, que destacou a experiência positiva dos delegados na Tailândia, observando que 83% das igrejas ordenam mulheres, enquanto apenas 23% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

Um aniversário especial

Outro destaque da reunião foi a celebração do 150º aniversário da WCRC. Nyomi enfatizou o significado deste aniversário e a notável participação de um coro de 150 membros, mais da metade dos quais provenientes de comunidades budistas. Esta é uma prova de relações inter-religiosas bem-sucedidas e da busca comum pela paz e harmonia.

Os líderes também foram confrontados com questões sobre o papel das mulheres em posições de liderança dentro da WCRC e das suas 230 igrejas membros em 109 países. A presidente cessante, Rev. Najla Kassab, que foi a primeira mulher a ser eleita para este cargo, entregou seu cargo à Rev. Ambas as mulheres lidaram intensamente com a questão da igualdade e enfatizaram a necessidade de uma liderança inclusiva.

Diversidade de idiomas e relatórios

Para uma compreensão mais ampla dos resultados, o anúncio da WCRC, os relatórios financeiros e outros documentos foram disponibilizados em vários idiomas: inglês, alemão, francês, espanhol, coreano e indonésio. Isto demonstra a vontade da WCRC de incluir todos os grupos linguísticos no diálogo e de promover um intercâmbio intercultural genuíno. no site do WCRC está documentado.

A WCRC também reforçou o compromisso com o diálogo inter-religioso e a paz. Os programas para promover as autoridades religiosas femininas estão a tornar-se cada vez mais importantes. A fundação, que opera no Quénia, está empenhada neste sentido e oferece formação especial para apoiar mulheres em posições de liderança. Conforme explicado no relatório do Serviço de Paz Civil, a ênfase é colocada em iniciativas comunitárias e na colaboração entre gerações.

Os líderes da WCRC incentivam todos os membros a compartilhar a mensagem inspiradora do Conselho e a trabalhar juntos para um futuro melhor. Num mundo frequentemente caracterizado por conflitos, o diálogo inter-religioso e a busca da paz são essenciais.