Nan a caminho de se tornar uma cidade criativa da UNESCO: cultura e artesanato em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba tudo sobre o evento de artesanato criativo e artes folclóricas em Nan, na Tailândia, projetado para promover a adesão à UNESCO.

Erfahren Sie alles über die kreative Handwerks- und Volkskunstveranstaltung in Nan, Thailand, die die UNESCO-Mitgliedschaft fördern soll.
Saiba tudo sobre o evento de artesanato criativo e artes folclóricas em Nan, na Tailândia, projetado para promover a adesão à UNESCO.

Nan a caminho de se tornar uma cidade criativa da UNESCO: cultura e artesanato em foco!

No dia 24 de outubro de 2025, um evento significativo: “Artesanato Criativo e Arte Popular” foi inaugurado no Salão de Convenções do Hotel The Impress em Nan. Esta cerimónia de abertura foi presidida pela Vice-Governadora de Nan, Sra. Wilaiwan Budasa. O evento tem como objetivo promover Nan como membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área de artesanato e artes populares. Também esteve presente Surakij Limsitthikul, Diretor Adjunto da Organização para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (APTA), que destacou os pontos fortes regionais e o potencial de Nan para ser reconhecida pela UNESCO como uma cidade criativa, conforme relatado pelo Chiang Mai News.

Este evento, realizado de 7 a 24 de outubro de 2025, contou com uma série de workshops e palestras de especialistas, incluindo professores do Instituto de Tecnologia Ladkrabang de King Mongkut, sobre temas como design de produto, branding e desenvolvimento de negócios criativos. Também foi organizada uma exposição dos trabalhos dos participantes. As discussões centraram-se no desenvolvimento do artesanato criativo em Nan e na sua utilização comercial para inspirar os jovens e preservar a sabedoria local.

Cultura e economia em Nan

Nan tornou-se um destino turístico popular nos últimos anos, conhecido não só pela sua rica cultura, mas também pelas suas iniciativas de turismo sustentável. Em 2025, a cidade foi indicada para membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Artesanato e Artes Folclóricas. Se Nan receber este título, será a oitava Cidade Criativa da UNESCO na Tailândia, como observa Salika.

A cidade recebeu vários prémios pela sua abordagem sustentável, promovida através da colaboração entre as comunidades, o governo e o setor privado. Mais de 70% dos produtos produzidos na província provêm do artesanato tradicional, com destaque para os únicos “tecidos Nan”. Os principais grupos artesanais de Nan incluem a cerâmica, os tecidos tradicionais e a talha em madeira, entre outros.

Um olhar para o futuro

Os desenvolvimentos em Nan são promissores e dão esperança para um futuro económico, cultural e turístico positivo. O Coronel Nawin Prechapannichakul, gerente interino da APTA Nan, enfatiza a importância de combinar cultura e economia criativa. O evento Artesanato Criativo e Artes Folclóricas faz parte de um plano mais amplo para desenvolver um currículo de artesanato criativo e artes populares no ano fiscal de 2025 para estabelecer ainda mais Nan como uma “Cidade Mundial da Criatividade”.

Os esforços em prol do turismo sustentável e do desenvolvimento criativo visam abrir novas perspetivas para os jovens e promover ativamente a cultura local. Se a nomeação for bem sucedida, poderá não só trazer um impulso económico a Nan, mas também fortalecer a identidade cultural e as tradições criativas da região, tornando a cidade um destino ainda mais atraente para os turistas.

No geral, com iniciativas criativas, um forte foco nas tradições e no desenvolvimento sustentável, Nan está no bom caminho para se tornar um exemplo de desenvolvimento urbano bem-sucedido na Tailândia. A beleza natural e a rica cultura, juntamente com o turismo direcionado, poderão em breve trazer Nan para a consciência pública.

Para obter mais informações sobre o potencial criativo de Nan e a importância de tais eventos, consulte a cobertura em Chiang Mai News, Salika e a página [Creative City] foram acessadas.