Drama de ciúme em Phuket: ex-mulher sofre ataque fatal em apartamento

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um homem de 43 anos foi preso em Phuket após atacar fatalmente seu rival em um conflito de ciúmes.

Ein 43-jähriger Mann wurde in Phuket festgenommen, nachdem er seinen Rivalen in einem Eifersuchtskonflikt tödlich angegriffen hatte.
Um homem de 43 anos foi preso em Phuket após atacar fatalmente seu rival em um conflito de ciúmes.

Drama de ciúme em Phuket: ex-mulher sofre ataque fatal em apartamento

Um incidente dramático causou horror em Phuket: um homem de 43 anos, Prapan Chukaew, foi preso depois de atacar fatalmente o seu novo parceiro no apartamento da sua ex-mulher durante um conflito violento. O incidente aconteceu por volta das 18h do dia 14 de outubro em um apartamento em Wichit, quando Prapan invadiu a casa de sua ex-esposa Phonphat Phanmani, de 46 anos, e de seu parceiro Woraphong Panthuta, de 59 anos. Ele teria respondido ao ciúme primeiro sufocando Phonphat antes de se voltar contra Woraphong, que foi espancado até a morte no ataque. Testemunhas relataram que Woraphong perdeu a consciência durante o ataque e, apesar do atendimento médico imediato, foi declarado morto às 19h45. O Thaiger relata que Prapan foi preso perto da cena do crime após um mandado de prisão ter sido emitido. O ciúme é visto como o principal motivo do ataque violento.

Mas o que está por trás de tais atos de violência? As estatísticas mostram que o número de vítimas de violência doméstica na Tailândia é alarmantemente elevado. De acordo com relatórios da Coligação Contra a Violência Baseada no Género (VBG) da Tailândia, o número diário de pessoas que sofrem de violência doméstica é chocante. Até 2025, mais de 1.086 casos foram documentados nos meios de comunicação social, uma proporção significativa dos quais envolve lesões corporais graves ou mesmo homicídio. Blog da Tailândia salienta que a legislação inadequada permite muitas vezes que os perpetradores permaneçam impunes. Esta questão também se reflecte no caso actual, em que Prapan é suspeito de causar a morte por agressão sem intenção de matar, ao abrigo da Secção 290 do Código Penal Tailandês.

Um círculo vicioso de violência

Por que é que tais actos de violência continuam a ocorrer? Uma análise de 25 estudos sobre as ligações entre infidelidade e violência na intimidade mostra que o ciúme muitas vezes leva à violência doméstica. Particularmente nas culturas patriarcais, a masculinidade dos perpetradores está ameaçada, o que pode levar a ataques. Alguns estudos encontraram uma ligação significativa entre a suspeita de infidelidade e as experiências de violência física, particularmente nas sociedades norte-americanas e latino-americanas. Centro Nacional de informações sobre biotecnologia chama a atenção para o fato de que homens que sofrem de ciúme recorrem frequentemente à violência física e psicológica.

O problema não é novo, mas o número crescente de ataques deve provocar um repensar na sociedade. É urgentemente necessária uma proteção mais eficaz para as vítimas de violência doméstica. Várias organizações apelam a reformas legais para reforçar os direitos das pessoas afectadas e estabelecer punições mais severas para os perpetradores. A menos que sejam tomadas medidas intensivas, a segurança de muitas pessoas na Tailândia continuará em risco e incidentes como o recente ataque em Phuket continuarão a ser a triste realidade.