Tailândia: Crescimento económico no quarto trimestre – esperança ou ilusão?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Piti Disyatat, do Banco da Tailândia, prevê uma recuperação económica positiva no quarto trimestre de 2025, apesar das flutuações na inflação.

Piti Disyatat von der Bank of Thailand prognostiziert positive Wirtschaftserholung im vierten Quartal 2025, trotz Inflationsschwankungen.
Piti Disyatat, do Banco da Tailândia, prevê uma recuperação económica positiva no quarto trimestre de 2025, apesar das flutuações na inflação.

Tailândia: Crescimento económico no quarto trimestre – esperança ou ilusão?

Tem novidades fresquinhas na Tailândia! O vice-governador do Banco da Tailândia (BOT), Piti Disyatat, vê a luz no fim do túnel econômico e prevê um crescimento econômico positivo para o quarto trimestre de 2025. De acordo com os principais dados atuais fornecidos por marketscreener.com, uma taxa de crescimento anual de 2,2% é esperada para 2025.

Após uma evolução mista, contudo, pode-se observar que a economia encolheu 0,6% no terceiro trimestre de 2024 – a primeira vez em mais de onze trimestres que os números caíram para território negativo. Para 2026, porém, o BOT já tem previsões mais otimistas: um crescimento de 2,3% poderá nos aguardar.

Política de inflação e taxas de juro em observação

A situação económica anda de mãos dadas com as taxas de inflação. Piti espera que a inflação global retorne a território positivo em março ou abril de 2025, depois de ter sido negativa pelo oitavo mês consecutivo em novembro de 2024. De acordo com uma pesquisa da Reuters, uma taxa de inflação de menos 0,34% é esperada para dezembro de 2024. O BOT estima que a inflação será negativa em 0,1% em 2025, seguida por um ligeiro aumento para 0,3% em 2026.

Para apoiar a economia, o BOT cortou a taxa de juro diretora para 1,25% em dezembro de 2024, um total de 125 pontos base desde outubro de 2024. Os participantes do mercado esperam que possa haver outro corte nas taxas de juro em fevereiro de 2025. No entanto, Piti enfatiza a necessidade de ter cuidado com estas medidas para evitar choques indesejados.

O mercado do baht e do ouro em foco

Além disso, o baht tailandês valorizou-se 8% em 2025, tornando-se a segunda moeda mais forte da Ásia. Esta força tem as suas armadilhas: a volatilidade do baht é influenciada por vários factores, tais como as tarifas dos EUA, o elevado endividamento das famílias e as incertezas políticas. O BOT planeia intervir no mercado cambial no segundo semestre de 2025 para controlar a volatilidade sem atingir níveis específicos.

Outro tema quente parece ser o comércio de ouro. O BOT espera que as grandes transações comerciais representem até 50% do PIB da Tailândia em 2025. Os preços do ouro subiram notáveis ​​64% em 2025 - o maior aumento em 46 anos! No entanto, os comerciantes estão alertando sobre um plano do Ministério das Finanças para introduzir um imposto sobre as transações de ouro online. Tais medidas poderiam pôr em risco a atractividade da Tailândia como centro de comércio de ouro.

O pano de fundo destas considerações é o esforço para promover o comércio de ouro em dólares americanos, a fim de mitigar o impacto sobre o baht. De acordo com as previsões, o preço do ouro poderá até atingir os 5.000 dólares por onça em 2026.