AOT adia decisão sobre contrato de isenção de impostos da King Power!
Airports of Thailand Plc adia a decisão de revisar o contrato de isenção de impostos com a King Power até dezembro de 2025.

AOT adia decisão sobre contrato de isenção de impostos da King Power!
A Airports of Thailand Plc (AOT) está enfrentando mudanças significativas em seus contratos de isenção de impostos com a King Power Corporation. Atualmente, os membros do conselho adiaram a decisão sobre a revisão do contrato King Power Duty Free até a próxima reunião em dezembro. Esta ação segue intensas discussões sobre o impacto do contrato nas operações e finanças da AOT, tais como Nação da Tailândia relatado.
Por que esse atraso? Segundo um representante da AOT, a complexidade da revisão do contrato exige mais tempo, por isso o item foi adiado para a próxima reunião. Em princípio, a Universidade Mahidol foi incumbida de avaliar possíveis opções, incluindo a possibilidade de cancelar o contrato de concessão de isenção de impostos ou negociar uma revisão.
Um processo de cancelamento não seria lucrativo para a AOT. Isto não só resultaria numa perda imediata de receitas, mas também poderia atrasar significativamente a introdução de um novo operador. Estima-se que todo o processo de concurso possa demorar cerca de 14 meses, o que representaria um encargo adicional para a AOT. Em vez disso, as negociações com a King Power parecem ser a via preferida. Em particular, uma revisão da garantia mínima poderia oferecer uma solução neste caso.
Negociações contratuais e novas condições-quadro
As negociações entre a AOT e a King Power parecem já ter entrado numa fase produtiva. A Sra. Paweena Jariyathitipong, vice-presidente executiva sênior da AOT, anunciou recentemente a conclusão dessas negociações. Os resultados serão agora apresentados aos comités relevantes, incluindo o Comité de Receitas AOT. Caso não haja objeções, o assunto deverá ser apresentado ao conselho para apreciação em 26 de novembro de 2025 Internacional de Kaohoon informado.
Uma das mudanças mais significativas diz respeito à partilha de receitas. Ambas as partes acordaram uma taxa de participação de 20% do volume de negócios bruto mensal, sendo o cálculo per capita baseado no número real de passageiros. A antiga garantia mínima anual da King Power de 15,41 mil milhões de THB já não é aplicável. No entanto, a nova taxa exata está sujeita à aceitação dos termos e condições revistos pelo AOT. Cerca de 17% da receita total da AOT depende das receitas do setor isento de impostos.
Fechamento de lojas francas e perspectivas econômicas
Outro evento significativo será o encerramento de todas as lojas duty-free de entrada da King Power nas instalações da AOT a partir de 1 de agosto de 2024. Esta medida segue-se a uma decisão do Gabinete tailandês de promover o consumo interno. Já foi anunciada uma recuperação de aproximadamente 2.250,60 metros quadrados de espaço em aeroportos como Suvarnabhumi e Phuket. O impacto financeiro poderá ser significativo, com uma perda de aproximadamente 126,25 milhões de baht por mês em garantias mínimas apenas para o Aeroporto de Banguecoque, tais como Revista GTR relatado.
Para compensar esta perda de receitas, a AOT já está a planear preparar novos projectos para aumentar as receitas de outras actividades comerciais. O desenvolvimento continua emocionante e os próximos passos da AOT e da King Power serão monitorados de perto à medida que a empresa define o rumo para o futuro.
Nas próximas semanas será decidido como terminarão as negociações e que medidas específicas a AOT tomará para garantir os seus rendimentos.