FedEx fortalece rede asiática: Novas conexões de carga para comércio mais rápido!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A FedEx está a expandir a sua rede logística no Sudeste Asiático com novos voos de carga para satisfazer a procura comercial e aumentar a eficiência.

FedEx erweitert sein Logistiknetzwerk in Südostasien mit neuen Frachtflügen, um Handelsnachfrage zu bedienen und Effizienz zu steigern.
A FedEx está a expandir a sua rede logística no Sudeste Asiático com novos voos de carga para satisfazer a procura comercial e aumentar a eficiência.

FedEx fortalece rede asiática: Novas conexões de carga para comércio mais rápido!

O que há de novo no setor logístico asiático? Em 3 de novembro de 2025, a FedEx Corporation em Cingapura anunciou notícias emocionantes: eles estão expandindo sua rede intra-asiática para atender à crescente demanda comercial no Sudeste Asiático. Esta expansão inclui a introdução de voos de carga diretos entre o Aeroporto Internacional Guangzhou Baiyun e o Aeroporto Internacional de Penang. Os cargueiros Boeing B767 voarão agora cinco vezes por semana, aumentando significativamente a eficiência da cadeia de abastecimento.

Os melhores prazos de entrega são uma verdadeira vitória para os importadores: a FedEx promete que as remessas chegarão uma hora antes. Isto também estende o tempo de coleta no Vale Klang, na Malásia, em uma hora, o que é particularmente vantajoso para remessas de Kuala Lumpur para a Ásia. Para fortalecer ainda mais a sua infraestrutura logística, a FedEx também assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Penang Development Corporation. O objetivo é desenvolver uma instalação logística de 100.000 pés quadrados no Aeroparque Logístico Internacional de Penang até 2028.

Crescimento do mercado logístico na Tailândia

Mas não é apenas a FedEx que está a apertar as rédeas, a Tailândia também pretende estabelecer-se como um centro logístico líder no Sudeste Asiático. Espera-se que o mercado cresça de 50,16 mil milhões de dólares para 72,19 mil milhões de dólares até 2030. Este aumento está a ser alimentado por iniciativas governamentais, investimento estrangeiro e um boom no comércio eletrónico. O que é particularmente digno de nota é que mais de 36 milhões de tailandeses farão compras online em 2022, aumentando enormemente a procura de serviços logísticos.

O estado tailandês está a investir fortemente em infra-estruturas logísticas para criar os padrões mais modernos. 1,8 biliões de THB (aproximadamente 51 mil milhões de dólares) foram atribuídos a 20 megaprojectos, incluindo melhorias rodoviárias, ferroviárias e portuárias. O projecto Eastern Aviation City, no valor de 8,8 mil milhões de dólares, deverá revolucionar a logística da aviação na região.

Os desafios e oportunidades para a ASEAN

O rápido desenvolvimento dos sistemas logísticos na ASEAN é crucial para a competitividade dos países membros no comércio global. Esperam-se mudanças na economia e na tecnologia globais em 2025-2024, exigindo uma abordagem inovadora à gestão logística. Segundo o Banco Mundial, o Índice de Desempenho Logístico (LPI) mostra diferenças claras entre os países da ASEAN. Cingapura lidera o ranking global, enquanto a Tailândia ocupa a 37ª posição.

Não há dúvida de que os Estados-Membros necessitam de desenvolver as suas infra-estruturas logísticas e de se adaptarem às mudanças no comércio internacional. A Tailândia deve utilizar a sua localização estratégica e os acordos comerciais existentes para não perder a concorrência com países como o Vietname e a Indonésia, que também estão a investir fortemente na sua logística.

O próximo período será emocionante: ainda não se sabe como a Tailândia e outros países da ASEAN superarão os desafios e melhorarão os seus sistemas logísticos. Mas uma coisa é certa: uma boa mão será a chave para impulsionar a conectividade regional e o desenvolvimento económico.

Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos na FedEx, visite FedEx Newsroom, e para obter mais informações sobre o setor de logística na Tailândia, visite Thaicyclopedia e para os acordos dentro da ASEAN, dê uma olhada no site do ITD.