Bebê elefante Khao Tom: Lutando pela sobrevivência na Tailândia!
Um bebê elefante ferido em Bangkok está lutando pela sobrevivência: Khao Tom está sendo tratado com ajuda veterinária intensiva no centro de vida selvagem.

Bebê elefante Khao Tom: Lutando pela sobrevivência na Tailândia!
Uma história trágica vinda do coração da Tailândia: o bebé elefante Khao Tom, com apenas 24 horas de vida, foi encontrado numa plantação de mandioca, gravemente ferido e sozinho. A descoberta aconteceu no dia 22 de setembro, quando guardas florestais localizaram o bezerro indefeso no matagal. A pobre criatura aparentemente foi rejeitada pela mãe e dava poucos sinais de vida. Como Foto Alegadamente, Khao Tom tinha feridas infectadas nas patas traseiras e foi imediatamente levado para o Centro de Vida Selvagem Bueng Chawak, onde uma equipe veterinária dedicada liderada pelo Dr. Natthanon Panpetch fez tudo ao seu alcance para salvar a vida do pequeno elefante.
A saúde de Khao Tom foi inicialmente alarmante. Ele sofreu várias hipoglicemias com risco de vida e tinha pouca força para levantar a cabeça ou ficar de pé. Os primeiros socorros consistiram em muco de arroz antes de ele receber fórmula infantil especial e leite materno de elefante de outros campos. Nas últimas semanas, o bebê elefante progrediu lentamente. “Ele agora está bebendo leite e água, seus valores de sangue e fezes não são dignos de nota”, disseram os veterinários 20 minutos para ler.
Medidas terapêuticas e progresso
Khao Tom recebe atendimento 24 horas por dia e as medidas terapêuticas utilizadas para tratar seus ferimentos são extensas. Ele usa aparelho ortopédico nas pernas e uma estrutura de suporte para treinar o equilíbrio e os músculos. O tratamento inclui alongamentos articulares, terapia de ultrassom e até estimulação magnética periférica. Isso já está surtindo efeito: o pequeno Khao Tom agora pode ficar em pé com mais segurança e se mover de forma mais coordenada, relata. Foto.
Embora a condição geral do pequeno elefante seja estável e ele esteja fazendo progressos mensuráveis, permanece a questão se Khao Tom algum dia conseguirá retornar à liberdade. Sua mãe aparentemente se separou de seu rebanho para procurá-lo, mas ninguém sabe se os dois vão se encontrar novamente.
Uma olhada no panorama geral
A história de Khao Tom faz parte de um problema complexo na Tailândia, onde os elefantes muitas vezes sofrem circunstâncias difíceis. Muitos deles são vítimas da indústria do turismo, da colheita de madeira ou da propagação forçada. Instalações como o Parque Natural dos Elefantes (ENP) estão activamente empenhadas em proteger estes animais majestosos. Eles oferecem aos visitantes a oportunidade de se maravilhar com os elefantes num cenário idílico e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para as queixas na criação de elefantes. Como vai Futuro para os elefantes explica, os planos para realocar os elefantes em grandes áreas cercadas para uma vida "semi-selvagem" estão bem encaminhados. Espera-se que Khao Tom e outros elefantes possam um dia beneficiar destas novas oportunidades.