Tailândia de luto: informações importantes para viajantes após a morte de Sirikit
Após a morte da Rainha Mãe Sirikit em 24 de outubro de 2025, há luto em Bangkok e em toda a Tailândia. Os viajantes devem usar roupas respeitosas e estar preparados para possíveis alterações nos eventos.

Tailândia de luto: informações importantes para viajantes após a morte de Sirikit
Em 24 de outubro de 2025, a Rainha Mãe Sirikit morreu em Bangkok aos 93 anos. Sua morte desencadeou uma onda de tristeza na Tailândia que lançou uma sombra sobre todo o país. Como nau.ch Alegadamente, existe um período de luto de 30 dias durante o qual a população demonstra a sua simpatia com roupas cobertas e outros gestos de respeito. Foi até estabelecido um período de luto de um ano para a família real e a corte.
A Rainha Sirikit foi reverenciada como a “Mãe da Nação” e deixa um vazio palpável. O seu local de trabalho caracterizou-se pelo compromisso social e por iniciativas culturais, sobretudo a Fundação SUPPORT, que fez campanha pelas mulheres no meio rural. Sua morte foi oficialmente confirmada pelo Royal Household Bureau na mesma noite de 24 de outubro, após ela ter sido tratada no hospital por envenenamento do sangue desde 17 de outubro, conforme zdf.de relatado.
O que os viajantes precisam saber
Durante este período, rituais de luto e eventos memoriais acontecem em todo o país, com as cerimônias centrais sendo celebradas em Sanam Luang, em frente ao Grande Palácio de Bangkok. Isto também tem impacto em feriados como o Festival Loi Krathong, que ainda acontecerá de forma respeitosa. Os interessados também devem observar que o espetáculo de luz “Vijit Chao Phraya 2025” foi adiado para 1º de dezembro de 2025. tailândia-rundreisen.com destaca que festas barulhentas e consumo excessivo de álcool podem ser considerados inadequados.
O clima em diferentes partes do país pode ser mais calmo e reservado do que os viajantes estão acostumados. É aconselhável permanecer flexível, pois os horários e possíveis eventos públicos podem mudar a curto prazo.
A morte de Sirikit tocou o coração do povo tailandês. Seu aniversário, que também é comemorado como Dia das Mães, também aparecerá sob uma luz diferente nos próximos tempos. A perda será sentida não apenas nas ruas de Bangkok, mas também nos corações das pessoas. O seu serviço ao país e o seu compromisso incansável com as mulheres e famílias da Tailândia serão sempre lembrados.