A DHL revoluciona a logística: primeiro centro solar completo na Tailândia!
A DHL abrirá o primeiro centro logístico totalmente movido a energia solar do mundo em Bangna, Tailândia, em 7 de novembro de 2025, para promover práticas comerciais sustentáveis.

A DHL revoluciona a logística: primeiro centro solar completo na Tailândia!
Phuket, 7 de novembro de 2025 – Um passo revolucionário no setor de logística foi dado hoje na Tailândia. A DHL inaugurou o seu Centro Logístico Sustentável Bangna, o primeiro centro logístico totalmente movido a energia solar do mundo. Com um investimento de 1,39 mil milhões de baht (aproximadamente 34 milhões de euros), este centro pretende não só mudar o dia-a-dia da DHL, mas também impulsionar significativamente o desenvolvimento sustentável na região. Wochenblitz relata que o objetivo da empresa é posicionar a Tailândia como um centro comercial verde no Sudeste Asiático.
O CEO da DHL Supply Chain, Hendrik Venter, enfatiza a importância da sustentabilidade nas estratégias de negócios da empresa e destaca que este centro logístico representa uma nova referência para operações futuras. Numa altura em que o comércio global enfrenta grandes desafios, a DHL vê isto como uma oportunidade para estabelecer cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Além de reduzir as emissões de CO2 através de soluções logísticas movidas a energia solar, a inteligência artificial também é utilizada para análises preditivas para melhor avaliar os riscos geopolíticos.
Um centro de energia renovável
O inovador centro logístico é operado com sistema de painéis solares de 4,2 MW em uma área de 24 mil metros quadrados e possui bateria com capacidade de 10 MWh para garantir o fornecimento ininterrupto de energia. Um sistema integrado de gerenciamento de energia otimiza o consumo de energia. Além disso, são utilizadas clarabóias naturais e dispositivos de baixa água para aumentar a eficiência, como também menciona Story Tailândia.
O desenho do centro também leva em consideração o status de zona franca, que oferece às empresas benefícios alfandegários e fiscais. Com uma área total de 45 mil metros quadrados e zonas especiais para temperaturas controladas, o centro oferece inúmeras vantagens. Esses recursos são de particular interesse para clientes dos setores de FMCG, automotivo, tecnologia e engenharia.
Sustentabilidade e perspectivas futuras
O compromisso da DHL com a Tailândia vai além da abertura deste centro logístico. De acordo com o Chiang Rai Times, a empresa tem grandes planos na região. A Estratégia 2030 visa posicionar a Tailândia como um centro regional para cadeias de abastecimento resilientes. A DHL vê a Tailândia como um ator-chave na produção de veículos elétricos (VE) no Sudeste Asiático, com o objetivo de atingir uma participação de 30% na produção de veículos a partir de VE até 2030.
Para apoiar estes objetivos, a DHL já opera uma variedade de centros de serviços alimentados por energia solar e oferece soluções de entrega fiáveis a pequenas e médias empresas através de programas como o GoTrade. A integração de veículos elétricos nas frotas da empresa já faz parte das suas estratégias abrangentes de sustentabilidade.
Em resumo, é claro que a DHL não está apenas a investir no seu próprio futuro, mas também a dar um contributo significativo para o futuro ecológico e económico da Tailândia. O Centro de Logística Sustentável de Bangna é um exemplo brilhante de como soluções logísticas modernas podem andar de mãos dadas com a consciência ambiental.