Phuket debaixo d'água: fortes chuvas causam caos e perigo!
Fortes chuvas em Phuket causam inundações e caos no trânsito. As autoridades alertam residentes e turistas para terem cuidado.

Phuket debaixo d'água: fortes chuvas causam caos e perigo!
Phuket está actualmente a ser atingida por fortes chuvas, que causaram uma crise de inundações em várias áreas da província. Na manhã de terça-feira, 22 de outubro de 2025, a Organização Administrativa do Subdistrito de Kamala relatou um acúmulo significativo de água em várias ruas já às 7h, enquanto todas as estradas principais permanecem transitáveis. As áreas afectadas incluem Kamala, Cherng Talay, Thalang e Kathu, onde ocorreram inundações dramáticas num período muito curto de tempo. Nação da Tailândia relata que os residentes e turistas foram instados a evitar áreas inundadas para garantir a sua segurança.
É dada especial atenção às ruas de Kamala, como Soi Fantasea em frente ao Thiwaratri Hotel e Soi Olalla. No cruzamento perto do Gabinete Administrativo do Subdistrito de Kamala, ambas as faixas estão inundadas, mas ainda acessíveis aos veículos. Também houve relatos de um acidente de trânsito próximo ao supermercado Tops, em que um carro bateu em um poste de energia, que caiu sobre o veículo. Felizmente, os ocupantes permaneceram ilesos.
Níveis de água e deslizamentos de terra
A situação piorou quando a chuva começou ao meio-dia de segunda-feira, levando a um risco parcial de deslizamentos de terra. Entre 30 e 50 cm de água acumularam-se em Soi Hua Khuan Nuea, perto do complexo Phuket FantaSea. Na área de Bang Wan, várias casas ficaram submersas e os moradores relataram pedidos urgentes de ajuda. A polícia de trânsito em Kamala teve que fechar uma faixa na estrada principal em direção a Patong devido a um deslizamento de terra que deixou grandes pedras na estrada, levando à paralisação do trânsito, como O Thaiger relatado.
As autoridades locais responderam rapidamente, utilizando equipamentos de construção e tratores para limpar a estrada para que em breve pudesse ser reaberta ao tráfego. Estas condições climáticas severas destacam a necessidade urgente de um sistema de drenagem mais eficaz em Phuket para melhor prevenir futuras inundações.
Medidas e avisos urgentes
O Município de Phuket já tinha emitido um alerta há algumas semanas, em 22 de agosto de 2025, sobre a subida do nível das águas, nomeadamente no Canal Bang Yai, que está prestes a transbordar. O prefeito Suphachok Laongphet inspecionou a situação e pediu um monitoramento rigoroso dos níveis de água nas estações de bombeamento. Os residentes são incentivados a manter seus objetos de valor seguros e a ficar atentos às comunicações oficiais, de acordo com um relatório da O farang é chamado.
As actuais condições meteorológicas não só colocam desafios às infra-estruturas de transporte, mas também realçam que Phuket ainda tem algum trabalho de casa a fazer em termos de planeamento de emergência e sistemas de drenagem. Os residentes são incentivados a permanecer vigilantes e a informar-se regularmente sobre a situação atual, a fim de navegar com segurança neste momento desafiador.