A Tailândia endurece as leis sobre o álcool: multas de até 10.000 baht!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Tailândia está endurecendo as leis sobre o álcool: novas regras para consumo e vendas a partir de novembro de 2025. Existe o risco de multas elevadas.

Thailand verschärft Alkoholgesetze: neue Regeln für Konsum und Verkauf ab November 2025. Hohe Bußgelder drohen.
A Tailândia está endurecendo as leis sobre o álcool: novas regras para consumo e vendas a partir de novembro de 2025. Existe o risco de multas elevadas.

A Tailândia endurece as leis sobre o álcool: multas de até 10.000 baht!

A partir de 8 de novembro de 2025, a Tailândia reforçou significativamente os seus regulamentos sobre o consumo de álcool em público. O governo tailandês está a dar o exemplo de controlos mais rigorosos no interesse da protecção da saúde e da ordem pública. Uma nova lei, que inclui a "Lei de Controle de Bebidas Alcoólicas (No. 2), B.E. 2568 (2025)", amplia as regulamentações existentes desde 2008 e visa modernizar a regulamentação dos canais de vendas e publicidade, como relata ADAC.

Os novos regulamentos são claros: o álcool agora só pode ser consumido durante o dia, entre 11h e 14h. e a partir das 17h à meia-noite. Isto foi complementado por um piloto de seis meses que permitiu a venda de bebidas alcoólicas entre 14h e 17h. Mas tenha cuidado! Qualquer pessoa que consumir álcool em horários fechados ou em locais proibidos, como estações de trem ou locais religiosos, deverá sofrer multas severas. As multas podem ir até 10.000 baht (aproximadamente 270 euros) para os consumidores e até 100.000 baht (aproximadamente 2.666 euros) para os fornecedores.

Novos desafios para os fãs de pão líquido

As consequências destas alterações à lei não afetam apenas o cumprimento dos horários de encerramento. Existem também restrições estritas à publicidade. A publicidade a bebidas alcoólicas deve agora ser puramente factual e a utilização de celebridades para fins de marketing é estritamente proibida. A indústria da restauração poderá sofrer com estas novas condições, uma vez que os clientes ficarão limitados pelos horários de venda definidos. Existe até o risco de que as vendas de álcool caiam drasticamente durante os períodos proibidos, o que é visto como um grande revés para a indústria, como observou Thailand Highlights.

Além disso, a responsabilidade pelo cumprimento destas leis recai cada vez mais sobre os consumidores. Isto significa que os turistas e moradores locais devem garantir que só consomem álcool em restaurantes, hotéis e bares licenciados. Por exemplo, se um convidado pedir uma bebida às 13h59. e permanece até às 14h05, isso pode ser considerado uma violação da lei.

Banzai dos novos regulamentos

Se quiser beber no local, é aconselhável consultar o hotel para obter uma licença para comercializar bebidas alcoólicas e informar-se sobre a regulamentação local. A nova regulamentação também prevê zonas de proibição específicas: o álcool não pode ser consumido em instituições de ensino, parques públicos ou postos de gasolina. Estas regulamentações não são apenas uma influência do budismo, que é considerada a principal religião na Tailândia, mas também têm como objetivo ajudar a mudar a imagem da sociedade sobre o consumo de álcool, explica Thailand Tip.

Apesar das regulamentações mais rigorosas, também há vozes da oposição que apelam à liberalização das vendas de álcool. Taopiphop Limjittrakorn, do Partido Popular, de oposição, disse que os turistas estrangeiros podem ficar confusos com as novas regulamentações, especialmente quando se trata de aderir ao toque de recolher. Ele enfatiza que são necessárias regras mais claras para os turistas, para evitar mal-entendidos. Muitos esperam que o futuro na Tailândia encontre um equilíbrio entre protecção da saúde e diversão.