Tailândia e China: Novo acordo de turismo para números recordes!
A Tailândia fortalece a parceria turística com a China através de melhores ligações aéreas e intercâmbios culturais.

Tailândia e China: Novo acordo de turismo para números recordes!
Grande interesse na Tailândia! O governo tailandês reforçou recentemente a parceria turística com a China no “Amazing Thailand Networking Dinner” em Pequim, em 16 de outubro de 2025. O Ministro tailandês do Turismo e Desportos liderou uma delegação de alto nível para promover o objetivo da parceria: intercâmbios nas áreas do turismo, comércio e cultura. A Tailândia pretende estabelecer-se como um destino de eleição para os turistas chineses e, em particular, expandir as ligações aéreas para destinos populares como Banguecoque, Phuket, Chiang Mai e Pattaya.
A importância deste mercado é demonstrada pelo facto de a China ser um dos maiores mercados emissores do turismo tailandês. Um em cada três visitantes internacionais que visitam a Tailândia vem da China e, em 2024, o país recebeu impressionantes 6,73 milhões de turistas chineses, um aumento de 91,7% em comparação com o ano anterior. Isto vem de relatórios de Tempos tailandeses fora.
Fortalecer o intercâmbio cultural
Um elemento central da parceria é o intercâmbio cultural, que inclui arte e culinária tradicional. A celebração do 50º aniversário das relações diplomáticas entre a Tailândia e a China será também marcada com diversos eventos ao longo do ano. O governador da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), Thapanee Kiatphaibool, já anunciou laços culturais na forma de grandes celebrações do Ano Novo Chinês. O objetivo é destacar a hospitalidade tailandesa e as ofertas de turismo de aventura.
Outro ponto positivo é a isenção de visto, em vigor desde março de 2024, que aumentou significativamente o turismo e o intercâmbio cultural entre os dois países. Destinos chineses como Harbin tornaram-se particularmente populares entre os viajantes tailandeses, enquanto o turismo de inverno se torna cada vez mais atraente, em parte graças às temperaturas extremas que contrastam fortemente com a Tailândia tropical.
Progresso tecnológico no turismo
Um aspecto interessante destacado nas discussões é a integração da tecnologia moderna no turismo cultural tradicional. Do ponto de vista da indústria do turismo, o desenvolvimento de inovações digitais, como aplicações móveis e plataformas de e-turismo, é crucial para melhorar a experiência turística. A expansão das ligações aéreas e a melhoria das plataformas de viagens online facilitarão o planeamento de viagens para os turistas.
É claro que o boom do turismo também traz consigo desafios. A Tailândia está consciente disto e reforçou a sua estratégia para se posicionar como um destino líder de turismo sustentável. Medidas para preservar as belezas naturais do país e apoiar a economia local estão incorporadas em diversos programas. O setor do turismo é extremamente importante para o país, gerando mais de 172 mil milhões de baht tailandeses em receitas só em dezembro de 2024, sendo Banguecoque o principal destino, gerando receitas de 940 mil milhões de baht tailandeses.
Com isto em mente, a Tailândia continua a ser um dos principais destinos turísticos do mundo, conhecido pela sua diversidade cultural, comida exótica e paisagens deslumbrantes. As perspectivas positivas resultantes da melhoria das relações diplomáticas e da expansão das ligações aéreas dão esperança para um turismo dinâmico e sustentado no país. Estatista salienta que, apesar dos recentes desafios colocados pela pandemia de COVID-19, a Tailândia está mais empenhada do que nunca em continuar a apresentar-se como um destino de viagem seguro e atraente.