A Tailândia aposta no turismo sustentável: um paraíso para os repatriados!
A Tailândia depende do turismo sustentável e de experiências inovadoras para atrair visitantes recorrentes de Singapura.

A Tailândia aposta no turismo sustentável: um paraíso para os repatriados!
A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) enviou um forte sinal para o turismo sustentável na ITB Asia 2025 em Singapura. Nesta prestigiosa feira comercial, realizada de 15 a 17 de outubro de 2025, a TAT enfatizou seu compromisso em posicionar a Tailândia como um destino sustentável e de alta qualidade para visitantes exigentes. Mais de 80 por cento dos visitantes de Singapura regressam regularmente à Tailândia, sublinhando a popularidade do país: No período de janeiro a setembro de 2025, a Tailândia acolheu mais de 73.000 turistas cingapurianos, de acordo com a Travel and Tour World.
O Pavilhão da Tailândia na ITB Ásia apresentou zonas interativas e experiências culturais, incluindo uma demonstração ao vivo do “Thai Herbal Inhaler by REUNROM”. O objetivo da TAT é impulsionar o crescimento através de experiências novas e significativas em cada visita, ao mesmo tempo que atrai viajantes ambientalmente conscientes. As 22 principais empresas de turismo tailandesas, incluindo o Carlton Hotel Bangkok Sukhumvit e o Melati Beach Resort and Spa, contribuíram para fortalecer o turismo tailandês.
Foco na sustentabilidade
A Tailândia tem grandes planos para se posicionar como líder global em turismo responsável. A TAT também anunciou a colaboração com diversas instituições para implementar iniciativas como Carbono Neutro e Net Zero Tourism. Estas estratégias visam reduzir as emissões de carbono em todo o país, apoiando simultaneamente as economias locais. Uma visão clara da Governadora do TAT, Sra. Thapanee Kiatphaibool, se transforma em “Incrível Grande Ano de Turismo e Esportes da Tailândia 2025” e está focada em benefícios de longo prazo para as comunidades locais, como TAT News.
Um foco particular é colocado no desenvolvimento de experiências de viagem ecologicamente corretas. Estes incluem o turismo gastronômico, que promove a culinária tailandesa como uma experiência cultural, e o turismo acessível, que inclui ofertas para idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o prémio “Destinos Verdes” foi atribuído a algumas áreas para reconhecer o compromisso com o turismo sustentável.
Sustentabilidade na prática
Na Tailândia, o turismo sustentável está a tornar-se cada vez mais importante, tanto para os viajantes como para os fornecedores e hotéis. A fim de proteger a natureza e os animais da Tailândia, muitos projetos centram-se no apoio a fornecedores locais. O princípio “Viagem Verde”, que se concentra em viagens ambientalmente conscientes, tornou-se firmemente estabelecido. No entanto, de acordo com Urlaubsguru, também é necessário abandonar práticas antiéticas como andar de elefante, levando a um interesse crescente em santuários de elefantes.
As acomodações ecológicas dependem de energia renovável e materiais sustentáveis. Hotéis exemplares como o Soneva Kiri em Koh Kood ou os Pavilhões Anana Krabi certificados pelo Green Globe mostram como isso pode ser implementado com sucesso. Uma dica pessoal para os viajantes é escolher acomodações locais menores, pois muitas vezes elas fazem mais para apoiar a comunidade.
Uma tendência que se está a tornar cada vez mais importante é a procura de estâncias de férias mais acolhedoras e menos movimentadas. Phuket, por exemplo, serve como um projecto piloto onde menos turistas ajudarão a criar experiências mais relaxantes. Para os viajantes que procuram soluções criativas, as aulas de culinária ou os mercados locais oferecem a oportunidade de experimentar a gastronomia tailandesa na sua forma mais original.
Neste momento dinâmico para o turismo na Tailândia, é claro que o compromisso com a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas um compromisso necessário. A TAT e muitos intervenientes locais decidiram prosseguir consistentemente esta estratégia, a fim de estabelecer a Tailândia como um fornecedor de turismo responsável e sustentável.